sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Turismo religioso -culto da Sãozinha em Alenquer

Culto a Sãozinha



Filha de Alfredo da Silva Pimentel, natural de Gavião, e de Maria Luísa Fróis da Silva Gil Ferrão de Pimentel, natural de Alenquer, Maria da Conceição Fróis Gil Ferrão de Pimentel Teixeira nasceu a 1 de Fevereiro de 1923, em Coimbra, e viveu em Abrigada.

Sempre preocupada com o próximo, Sãozinha, conforme era mais conhecida, cedo aprendeu a viver os sofrimentos dos pais e a preocupar-se com o próximo e com o sofrimento alheio. Quando em Abril do ano de 1929 ingressou na escola em Abrigada, Sãozinha fez questão de frisar que "gostaria de estudar junto às crianças mais pobres, pois, como a respeitavam, não diriam nomes feios ao pé dela e, se os dissessem, saberia ensinar-lhes que era pecado”.
 
Teve uma curta vida - dezassete anos - mas recheada de virtudes cristãs. Faleceu a 6 de Junho de 1940, no hospital de São Luís, em Lisboa, e está sepultada, em jazigo-capela, no cemitério de Alenquer.
 
Logo a seguir à sua morte começaram a propagar-se perfumes, uma manifestação da sua presença, e que significam que Sãozinha trata junto de Deus de obter graças para os que a invocam.

O processo da sua beatificação decorre no Tribunal da Santa Sé. A ela se atribuem muitas graças que levam todos os dias, ao seu jazigo-capela, situado no cemitério de São Francisco, em Alenquer, devotos de todo o país. O mesmo acontece com aquela que foi a sua casa.

Para perpetuar a sua memória e conforme o seu desejo, os pais fundaram instituições de caridade, cuja manutenção provém de donativos.

O Cardeal Patriarca de Lisboa deu personalidade jurídica a esta acção, erigindo canonicamente o Instituto de Beneficência Maria da Conceição Ferrão Pimentel, com sede em Abrigada/Alenquer, por provisão canónica de 8 de Outubro de 1970.

Para dirigir esta obra e lhe dar continuidade, o mesmo prelado, a 19 de Março de 1971, criou uma associação religiosa, nos termos do cânon 688 então em vigor, com o título de Servas do Instituto da Sãozinha.

Contactos:
Instituto da Sãozinha

Creche, ATL, jardim de infância, lar de jovens, apoio domiciliário, centro de convívio de idosos
Freguesia: Abrigada
Morada: Largo da Sãozinha
Código-postal: 2580-113 Abrigada
Telefone: 263799175, Fax: 219328094

Ver mais em:
http://alexandrina.balasar.free.fr/saozinha_pimentel_pt.htm
http://www.geocities.com/reporterlocal/Alenquer18.html

Sem comentários:

Enviar um comentário