quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Monumentos a visitar e descobrir em Alenquer a partir do Alenquer Camping

Numa pequena colina situada a curta distância da povoação ficam as ruínas de uma velha fortaleza que se supõe ser da época da fundação da nossa nacionalidade (séc. XII) e que a tradição atribui ao cruzado francês D. Alardo. Há notícias de que este velho castelo já estava arruinado nos meados do século dezoito.

Para saber mais veja o excelente blog sobre monumnetos de Alenquer em:

(Vila Verde- Alenquer)
De entre o casario da antiga Vila distinguem-se, ainda hoje pelo seu interesse histórico, as ruínas do velho palácio dos Senhores de Vila Verde.

Em meados do século XVIII escrevia-se assim num documento sobre esta povoação: «É seu Donatário ao presente o Marquês de Angeja D. Pedro José de Noronha e Camões, Camarista de Sua Majestade Fidelíssima e Vedor de Sua real fazenda (...) onde tem seu Palácio com muita grandeza, e antiguidade, com sua cerca, noras, alegretes e água todo o ano em grande abundância, muitas árvores, laranjeiras, pereiras, macieiras, ginjeiras e figueiras e mata de árvores silvestres, com um pombal de pombos bravos que não obstante os muitos que se lhe matam nas lezírias e para sustento de seus administradores sempre conservar mais de mil».

Sem comentários:

Enviar um comentário