quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Bird watching, ou observação de pássaros em Alenquer a partir do Alenquer Camping

consulte o site da SPEA
contactar com alexandra.lopes@spea.pt; Tlf.: 21 322 04 30

O Estuário do Tejo e do Sado são as zonas húmidas mais importantes do centro oeste de Portugal para aves aquáticas invernantes como o Flamingo (Phoenicopterus ruber), o Alfaiate (Recurvirostra avosetta), o Pilrito-de-peito-preto (Calidris alpina) e o Milherango (Limosa limosa). Estas áreas acolhem também importantes números de uma grande variedade de aves aquáticas nidificantes como o Pernilongo (Himantopus himantopus), a Perdiz-do-mar (Glareola pranticola), o Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus), a Chilreta (Sterna albifrons), o Garçote (Ixobrychus minutus), a Garça-vermelha (Ardea purpurea) e o Pato-de-bico-vermelho (Netta rufina).
MilherangoChilreta

E porque não organizar a sua vista a partir do Alenquer Camping & bungalows? www.dosdin.pt/camping
Birdwatchers já podem partilhar as suas observações online. Portugal Aves é o novo site da SPEA, que permite o registo online das aves observadas em Portugal por todos os cidadãos.



A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou já o portal Portugal Aves, portal que permite saber que aves se encontram em cada local de Portugal e promove a troca de informações entre observadores de aves nacionais e estrangeiros.



O portal http://www.worldbirds.org/v3/portugal.php  dirige-se a todo o público, pois permite inserir não só dados de aves observadas numa saída de campo para ver espécies mais raras, mas também simples observações efectuadas num jardim, a caminho do emprego ou da escola.



O número crescente de observadores de aves (birdwatchers) nacionais e internacionais em Portugal tem à sua disposição uma nova ferramenta: o Portugal Aves é uma base de dados de registo de observações de aves que pode e deve ser utilizada por todos para registar, gerir, e partilhar listas de birdwatching. É de utilização extremamente simples e permite também pesquisar variados dados sobre a ocorrência de espécies de aves no território nacional, por parte dos observadores – o princípio é simples, democrático e transparente: os dados são partilhados on-line e podem ser também pesquisados e analisados on-line por

todos o observadores (para os mais preocupados com espécies raras e ameaçadas de extinção, o sistema permite bloquear os detalhes sobre a observação de espécies mais sensíveis ou muito raras).



Para além de constituir um modo importante de a SPEA melhorar a monitorização das espécies de aves no território nacional, o PortugalAves permite aos observadores de aves gerirem individualmente as suas observações de aves, pesquisar sobre locais ou espécies, e manterem-se informados sobre observações interessantes em Portugal.



O PortugalAves é a versão portuguesa de uma plataforma de registo on-line de dados de observação de aves, chamada Worldbirds – neste momento esta plataforma está activa e a ser utilizada em 135 países, e alguns dos portais nacionais têm acumulado dados significativos – por exemplo na Turquia o sistema comporta mais de 21,000 listas diárias de observações, correspondendo a mais de 260,000 registos individuais de aves!

Sem comentários:

Enviar um comentário