quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Alenquer Camping, ponto de partida para escaladas em Montejunto

ESCALADA EM PORTUGAL



MONTEJUNTO
http://www.ct4bb.com/escalada/pmtejunto.html
Divulgamos o excelente site de Carlos Miranda

Montejunto é uma das zonas montanhosa do nosso país com influência na separação de climas. Daí ser raro encontrar Montejunto sem nevoeiro.


A escalada em Montejunto não é autorizada entre os meses de Janeiro e 1 de Agosto , porque faz parte de uma zona de protecção de nidificação de aves de rapina. Em 1 de Agosto já se pode começar a escalar ...

Outro problema, é com o trânsito, quando se pretende partir de Lisboa entre as 08:00 e as 10:00. Recomendamos a partida de Lisboa por volta das 10 da manhã. O frio e o nevoeiro dos meses de Setembro a Dezembro são desagradáveis e é melhor escalar a partir do meio dia.

Como ir para lá :

Esteja onde estiver em Portugal, tome o percurso até Alenquer.

A melhor forma é apanhar a auto-estrada A1 Porto / Lisboa e sair dela ao sinal de ALENQUER CARREGADO . Aqui, apanhe a antiga estrada nacional N1 até Alenquer. Siga o mapa das estradas - em cima - pelo caminho ponteado e pelas fotografias que são sequenciais da viagem.

Ao chegar a Alenquer, não vire no cruzamento à esquerda para baixo, para não ir para a vila. Siga em frente e verá a vila em baixo, do lado esquerdo. Na época do Natal em Alenquer fazem um presépio gigante que se vê desta estrada.

Ao fim de alguns kilómetros, aparece um sinal indicando OTA à esquerda. Continue em frente. Não vire para a Ota !

Preste atenção que, no próximo cruzamento (foto esquerda) surge uma sinalização indicando ABRIGADA MONTEJUNTO TORRES VEDRAS. Vire à esquerda neste cruzamento para Montejunto.

Chegando à Abrigada, tome uma bica, compre um farnel e continue a viagem atravessando a povoação até ao sinal de desvio para Montejunto.

Poucos kilómetros depois, já vê a Serra

A cerca de 6 Km, próximo cruzamento desta estrada de montanha indica : Montejunto, Merceana , Torres Vedras. Siga nessa direcção apenas 500 metros e encontrará do lado esquerdo as falésias !

Depois pode estacionar o carro na margem, no espaço disponível. As paredes situam-se precisamente do lado esquerdo e a povoação de Pragança vê-se em baixo do lado direito.

Acabou de chegar. Suba pelo trilho em direcção à rocha. Ao aproximar-se, vê de imediato algumas vias.

BOA ESCALADA ...

Estadia

Não é permitido acampar . Pode usar bungalows, tendas ou alugar uma acaravna no alenquer camping www.dosdin.pt/camping .

Pode também dormir em Lisboa. Se não apanhar trânsito, o percurso demora cerca de uma hora pela auto-estarda e são 40 Km até ao sinal de saída ALENQUER CARREGADO.

Tipo de rocha

A rocha é do tipo calcário cinzento com muitos orifícios. Boa para utilização dos dedos. Há cerca de 25 vias com níveis entre 6a e 7b, embora também haja algumas mais acessíveis a maioria delas e de alto nível. A altura das vias varia entre 10 e 27 metros

Vias

As vias estão orientadas a Norte/Oeste são temperadas no Verão e muito frias no Inverno. Todas as vias estão bem equipadas.



Dicas de escalada para iniciados ou pais

Escalar com crianças pela primeira vez, é uma experiência interessante .É curioso detectar imediatamente potenciais escaladores com aquele instinto de macaco que temos dos nossos primordios e, quando eramos crianças, o usámos para trepar árvores.

De facto, algumas crianças escalam como se já tivessem alguma experiência, demonstram algum nível, calma, concentração e boa dose de equilíbrio.

Fazem-me lembrar os bebés de um ano que nadam perfeitamente .

Será que o instinto de escalar nasçe connosco e vai desaparecendo com a idade ?

Para os mais velhos, o melhor é começar já, para evitar perder mais o tal instinto... Eu comecei há 9 anos, hoje em 2004 tenho 53 de idade e estou agora a no n´vel os 6a Tenho progredido sempre... quando é o limite ? Vou ver ...



Por outro lado, alguns pais têm mêdo que os filhos entrem em grupos de escalada, porque nunca presenciaram uma escola de escalada em funcionamento .

O primeiro objectivo é eliminar o receio e, para isso, convidamos os pais a escalar com os filhos ou, a assistir a uma sessão de escalada .

Com este método, os pais acabam por verificar que, afinal, os meios utilizados são seguros. Alguns, como eu, começam até a praticar regularmente.



Os instrutores devem incutir confiança e conhecer bem as suas limitações.

Para quem não tem parceiro/a deve começar por convidar um/a amigo/a para constituir uma equipe. Depois, leiam revistas livros e catálogos sobre equipamentos e técnicas utilizadas e tirem um curso em conjunto. Um curso de escalada é essencialmente o ensino da utilização de dispositivos e das normas de segurança. Aprender a escalar é um complemento que se irá aprendendo com a prática.

Uma equipa a dois completa-se com um segurador e um escalador. Procurem ver os outros a escalar. Façam perguntas . Vejam campeonatos. Comprem sangles e montem tops nos penedos perto de casa, segundo as normas de segurança aprendidas no curso ! Depois, imprimam uma destas páginas com a localização das escolas, desloquem-se até lá e pratiquem...

Sem comentários:

Enviar um comentário