quarta-feira, 11 de agosto de 2010

para vistar e explorar a a Serra de Montejunto utilize o alenquer camping!


Serra de Montejunto
Actividades

Espeleologia

Existem na serra de Montejunto perto de uma centena de grutas e algares, pelo que é possível a prática de espeleologia. No entanto, por ser uma actividade que implica perigos diversos e requer profundos conhecimentos e domínio das técnicas necessárias à progressão no interior das cavidades, recomenda-se a quem quiser visitar, o contacto prévio com uma associação de espeleologia, a fim de ser devidamente enquadrado por técnicos credenciados.

É de salientar que o regulamento de utilização desta paisagem protegida proíbe expressamente a visita de grutas sem autorização prévia.

BTT

Dado existirem diversos caminhos rurais, veredas e trilhos é possível percorrê-los de bicicleta, devendo previamente consultar-se a informação disponível no Centro de Interpretação. Deve recordar-se que esta actividade pressupõe o respeito pelos restantes utilizadores da serra, bem como o meio rural envolvente. O regulamento proíbe a circulação de veículos motorizados.

Escalada

É uma actividade passível de ser praticada em algumas escarpas existentes. Porém, dado o facto de também serem locais de nidificação de aves, sugere-se que a sua prática não decorra durante os meses de Fevereiro a Julho, uma vez que coincide com a época de reprodução dessas aves, altamente sensíveis à aproximação de estranhos.

A sua prática deve também ser enquadrada por técnicos credenciados, a fim de poder evitar possíveis acidentes.

Campismo

Pode utilizar o parque de campismo, existente em alenquer, mais informações em www.dosdin.pt/camping 
ALUGUER DE BUNGALOWS e de CARAVANAS
PISCINAS
ESPLANADAS
BAR DO ALEM

Observação de aves

A serra de Montejunto é um excelente local para observar um vasto leque de espécies de aves florestais e rupícolas, algumas das quais difíceis de encontrar noutros locais da região. Entre elas contam-se, por exemplo, o bufo-real, o melro-azul e o corvo. Particularmente comuns no Montejunto são os peneireiros que nidificam em número apreciável. Os locais mais indicados para a sua prática são as escarpas e as áreas florestais.

É contudo aconselhado que seja praticado tendo o cuidado de manter uma distância adequada, sobretudo, para evitar que as ninhadas sejam rejeitadas pela aproximação de estranhos, dada a alta sensibilidade destas espécies.

Observação astronómica

Sendo um local de elevada altitude e com escassa luminosidade, é possível proceder à observação dos astros em condições adequadas. No entanto, é frequente a formação de neblinas e nevoeiros que dificultam ou inviabilizam a prática desta actividade, visto as massas de ar provirem predominantemente do oceano e estas estarem carregadas de humidade.

Asa delta/parapente

A prática desta actividade desportiva só é permitida em locais adequados, pelo que se aconselha a consulta prévia das informações existentes no centro de interpretação.

Por ser uma actividade de elevado risco e requerer conhecimentos aprofundados das suas técnicas, aconselha-se que seja acompanhado por especialistas. O regulamento proíbe expressamente a utilização de engenhos motorizados.

Fotografia

Espaço privilegiado para os amantes da fotografia, a serra de Montejunto oferece um sem número de motivos paisagísticos, da fauna e da flora, da história e cultura das suas gentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário