sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A partir do Alenquer Camping visite o Museu Hipólito Cabaço em Alenquer

Mineralogia e geologia
Um exemplar de prisma basáltico, proveniente de Meca, Alenquer, no caso da mineralogia, ou um extenso conjunto de fósseis de origem vegetal e animal, no caso da geologia, provenientes deste e de outros concelhos vizinhos, na sua maior parte, dão um testemunho daquilo que existia no território da região, mesmo antes da existência humana.


Paleolítico


Os mais antigos destes artefactos datam de há 600.000 anos. Os mais evoluídos, atribuíveis ao Paleolítico Superior, terão cerca de 20.000 anos. São instrumentos de pedra lascada, lascas trabalhadas, quartzites, unifaces, provenientes quer do concelho de Alenquer, quer de outros concelhos.


Mesolítico


A cultura mesolítica ter-se-ia definido desde há 10.000 anos, aproximadamente. Havendo como que um retrocesso no trabalho da pedra, há por outro lado, objectos muito especializados: buris, pontas de seta... Dois locais do concelho de Alenquer estão aqui representados. São os concheiros do Casal do Concelho e do Casal da Prata, no Camarnal, Alenquer.


Neolítico


Estão representadas, entre outro material disperso, estações situadas perto das actuais povoações de Refugidos, Pedra de Ouro e Ota, no concelho de Alenquer, e Vila Nova de São Pedro no de Azambuja, todas elas contemporâneas, datando de há cerca de 4.000 anos. Machados, facas, pontas de seta, cerâmica decorada, raspadores, formões, furadores, alisadores, pesos de tear, ídolos, moinhos, são alguns dos testemunhos de uma cultura que desenvolveu a agricultura, a tecelagem e a as técnicas de cerâmica.





Idade dos metais



Em território português, está-se no período da Proto-História. Testemunham-no objectos de cobre, bronze e outros datados da Idade do Ferro, além de barros característicos destas idades. Ainda desta época - cerca de 1.000 anos a.C. - são os escaravelhos trazidos do antigo Egipto, por navegadores dessa civilização. São objectos de culto funerário e foram encontrados na margem sul do Tejo, perto de Porto Sabugueiro, Muge.
Lusitano-romano


Com este período, entra-se na História, propriamente dita. O material exposto, do concelho de Alenquer, na sua grande maioria, situa-se entre os séculos I e II da nossa Era. Entre cerâmica, bronzes e ferros, existem lápides com dedicatórias, aras inscritas, um dólium funerário e todo o material que nesse se recolhia, como vidros e loiças, objectos de uso corrente que dão uma pequena amostra do requinte da civilização romana. Destaque especial para um magnífico e raro skiphos vidrado a verde.


Medieval


Encontram-se expostos diversos objectos datáveis do período medieval português e, quase todos, provenientes da vila de Alenquer (antigo Castelo e Porta da Conceição). Entre cerâmica, marfins e metais, podem citar-se candeias, jarros, copos, facas, moedas e ainda as matrizes sigilares, destinadas a selar e autenticar os documentos da época.





A "fechar" esta Idade, uma medida-padrão de 1449, reinado de D. Manuel I, conjunto de pesos encaixados, e outros dois conjuntos, para sólidos e líquidos, de bronze, respectivamente de 1575 e 1576, reinado de D. Sebastião, e provenientes do extinto concelho de Vila Verde dos Francos.

Responsável: Câmara Municipal de Alenquer

Dia(s) de Encerramento: Domingos, Feriados
Horário de visita: De Segunda a Sábado, das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00.
Marcação prévia: É conveniente a marcação prévia de grupos.
Serviços disponíveis: Biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário