quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Os melhores vinhos e quintas de produção de vinhso DOC Alenquer

Os Melhores vinhos de Alenquer em edifício histórico



A funcionar desde Abril de 2006, o Portal da Rota da Vinha e do Vinho do Oeste expõe, dá a provar e permite a aquisição dos melhores vinhos da região.

São 12 os produtores que marcam, por agora, presença. Espera-se a chegada dos restantes membros da Rota. Os vinhos de:
 Abrigada,
Anjo,
Boavista,
Carneiro,
Chocapalha,
Cortezia, D. Carlos,
Margem d’Arada,
Monte d’Oiro,
Pancas,
Plátanos e
Valle do Riacho,
quintas do concelho de Alenquer, possibilitaram o funcionamneto do portal.

Criada em 1997, a Associação da Rota da Vinha e do Vinho do Oeste conta com 22 aderentes, quintas e adegas produtoras de vinho dos concelhos de Alenquer, Arruda, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos e Torres Vedras.



O edifício do século XIX que acolhe a mostra tem também patente uma exposição relativa à evolução das técnicas e instrumentos associados à produção vitivinícola, um auditório e espaço para provas e concursos. O portal promove, ainda, os percursos disponibilizados pela Rota da Vinha e do Vinho do Oeste: “Linhas de Torres”, “Óbidos” e “Quintas de Alenquer”. A entrada no Portal e os percursos são gratuitos, sendo que as provas de vinhos nas quintas a visitar estão sujeitas aos valores estipulados pelos produtores. Os percursos são organizados através de marcação e o Portal do Vinho pode ser visitado de Segunda-feira a Sexta, das 9h30 às 17h30, e aos Sábados, das 9h30 às 13h.

Situado no bairro do Areal, o Portal ocupa um edifício datado de 1811. O Real Celleiro Público guardou as sementes que possibilitaram o auxílio aos agricultores do concelho depois das invasões francesas. Recuperado pela Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com a Região de Turismo do Oeste e da Associação da Rota da Vinha e do Vinho, está próximo de vários sítios de interesse histórico. A Torre da Couraça, sob a qual brotava uma das mais importantes nascentes da vila, ou a Real Fábrica do Papel (hoje Moagem) são dois deles. Este bairro foi, de resto, calcorreado por Damião de Goes, que ali nasceu.

Mais informações em:
http://www.rt-oeste.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=29482d4b-cba1-4d99-ab7f-d58be2b7fca6&m=b62

Sem comentários:

Enviar um comentário