quinta-feira, 30 de julho de 2009

BIRD WATCHING em Montejunto concelho de Alenquer

ver mais na fonte:
http://www.avesdeportugal.info/sitmontejunto.html



Visita:

Existem três acessos à serra: por Alenquer, pelo Cadaval e por Torres Vedras. Para uma visita matinal recomenda-se o primeiro, uma vez que o sol estará pelas costas durante a subida.


Logo após Abrigada, surgem alguns campos agrícolas, que são frequentados pelo trigueirão, pela escrevedeira-de-garganta-preta, pela laverca e, no Inverno, por pequenos bandos de abibes.A estrada sobe depois por entre vales encaixados, dominados por afloramentos calcários e pequenos bosquetes de pinheiros e eucaliptos. Se forem feitas paragens ao longo da estrada, será possível ver e ouvir alguns passeriformes, nomeadamente chapins e trepadeiras. No Inverno veem-se pequenos bandos de fringilídeos.


Com sorte, poderá ver-se algum casal de corvos. O melhor local para um passeio a pé situa-se, contudo, junto à aldeia de Montejunto, onde existem diversos caminhos sinalizados que permitem apreciar a tranquilidade da serra longe do ruído provocado pelos automóveis. Nesta zona há plantações de pinheiros e castanheiros, onde é possível encontrar espécies como o gaio, o chapim-azul e a trepadeira-comum. As zonas envolventes têm apenas mato pouco denso e aí podem ver-se a felosa-do-mato e algumas perdizes.No alto da serra existe uma instalação militar e um emaranhado de antenas radiofónicas. A subida ao topo justifica-se mais pelo panorama que pelas aves. O cartaxo é geralmente a espécie mais frequente neste

Sem comentários:

Enviar um comentário